
Concorde com merecida escolta de honra
Mais que uma homenagem a uma aeronave de características únicas e com um historial de desempenhos honoríficos, é esta uma homenagem a um certo estilo de olhar a vida: com requinte e bom gosto.
O Concorde nunca foi um transporte de massas. Era uma aeronave de elevadíssimos custos de manutenção e sem interesse para a quase unanimidade das companhias de aviação devido aos seus elevados custos operacionais. Apenas a Air France e a British Airways (seus proprietários e promotores do projecto) adquiriram todos os 16 modelos comercializados ao longo dos seus cerca de 30 anos de exploração.
Viajar a duas vezes a velocidade do som era uma extravagância apenas possível para alguns. O Concorde apenas possuía uma classe: luxo. A sua capacidade de lugares era de 110 poltronas. A curta vida útil da história da aeronave foi o canto de cisne dum estilo de vida requintado e elitista, aristocrático até, que se elevava acima da banalidade da pura ostentação.
Uma viagem aérea entre Londres e Nova Iorque dura em média cerca de 7 horas e meia; o Concorde levava cerca de 3 horas (o recorde foi de 2h 52m e 59 segundos). Em comparação real foi promovido um confronto entre um Concorde e um Boeing 747. Ambos levantaram em simultâneo, o Concorde de Boston e o B747 de Paris, voando em sentidos contrários. O Concorde atravessou o Atlântico e aterrou em Paris, onde permaneceu uma hora para reabastecimento e recolha de passageiros, tendo de seguida levantado de regresso a Boston, onde aterrou 11 minutos antes de o B747 ter chegado. Sem comentários.
Nota: o primeiro voo comercial do Concorde foi em 21 de Janeiro de 1976, ligando Paris ao Rio de Janeiro.
Sem comentários...mas com um enorme abraço para ti, rrss
ResponderEliminarHoje em dia que o dinheiro mudou de mãos não podemos mais dar ao luxo de ter um Concorde...
ResponderEliminarQue pena!
Beijos
Amo te
Nunca andei de Concorde ... acho q não sou phina ...
ResponderEliminarbjux
;-)
Não deu tempo de viajar nele, hehehe!
ResponderEliminarFalando sério, era um sujeito pra lá de prepotente esse Concorde, não?
Agora vem o Boeing 360 ou algo que o valha e cria andares...
É preciso nao desafiar os deuses do ar!
Abração.
Seria muito bom encurtar o tempo de viagem de travessia do Atlântico, mas a verdade é que eu teria medo de voar nessa velocidade...
ResponderEliminarNo mais, sim, é um avião fabuloso e um luxo só!