terça-feira, 29 de novembro de 2011

ESCUTAR ANTES DE JULGAR


Já aqui falei duma banda italiana de Power Metal denominada Rhapsody of Fire. Luca Turilli é guitarrista dessa banda e tem paralelamente um outro projecto musical: Dreamquest, na mesma linha de Power Metal Sinfónico. Ao invés da guitarra, Turilli aqui assume os teclados e a composição de todas as músicas. A voz é duma menina que dá pelo nome de Mystique.


SOSPIRO DIVINO

Il sole, la luna
Il giorno, la notte

Al dolce verso
Dell'imbrunire
S'addombra il cielo
E tace il sol

Geometrie di luoghi astrali
Che al mio cuor rivelano magia
Orizzonti, verdi prati
Mari, monti, cieli dorati
Tinte di memoria
Trascendenza ed irrealtà

SOSPIRO DIVINO
D'AMORE E VIBRANTE ARMONIA
CHE PLASMA DI VITA L'IMMENSO
PULSANTE NEL LIMBO DEL TEMPO
SOSPIRO DIVINO

Un caldo abbraccio
Fiero e immortale
Che espande il senso
L'eternità

Sfondo arcano al mio dolore
Che in poesia allevia il sogno infranto
Nel suo velo di rugiada
La mia vita al cielo ormai donata
Scelta ormai scontata
Per salvare un' anima

SOSPIRO DIVINO
D'AMORE E VIBRANTE ARMONIA
CHE PLASMA DI VITA L'IMMENSO
PULSANTE NEL LIMBO DEL TEMPO
SOSPIRO DIVINO

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

TO FRANCE


Eu gosto de versões diferentes dum mesmo tema musical. Por vezes apresentam propostas mais interessantes, outras vezes melhor seriam terem deixado quieto o que já estava bom. Mas a arte não é estática devido ao seu aspecto subjectivo.

Em 1984 Mike Oldfield saiu com um álbum intitulado "Discovery", do qual constava uma canção que de imediato se tornou num hit ainda hoje reconhecido: "To France". Muita gente, de diversos quadrantes musicais, pegou no tema e o incorporou no seu reportório. O vídeo logo abaixo é da versão original pelo próprio Mike Oldfield e a vox de Maggie Reilly.


Em 2011 a banda de Metal Leave's Eyes editou o álbum Meredead, onde consta uma versão do clássico de Mike Oldfield. Outro estilo e outro universo, mas penso que poderemos encontrar algumas similaridades assim como a exploração mais dramática de algumas ideias propostas no original.

sábado, 19 de novembro de 2011

ACIMA E ABAIXO

Sob os braços abertos do Cristo, bem no alto, lá ao fundo.

Neste nosso mundo, ao fim de dois mil anos de cristianização, ainda continuamos a viver uns por cima e outros por baixo. Embora a foto seja uma imagem colhida no Rio de Janeiro, ela poderia retratar qualquer outra cidade desta nossa civilização planetária capitalista.

domingo, 13 de novembro de 2011

ÁGUA


Eu moro numa cidade do litoral brasileiro onde chove todas as semanas, nem que seja uma chuva rápida numa noite esquecida. No entanto anda sempre todo mundo a arrepelar os cabelos com a falta de água nas torneiras. E os que podem dar-se ao luxo, pagam preços exorbitantes por um carregamento de água potável entregue por um camião cisterna (localmente chamam de camião pipa) à porta de casa.

Não entendo como, sendo o Brasil, um pais com tantos recursos hídricos pode sofrer com tanta falta de água. Não entendo como o país com o maior potencial hídrico e a maior reserva de água doce do planeta sofra tanto de falta de água. Não entendo como o país que tem 13% de toda a água doce do planeta faça a sua população sofrer com tanta falta de água. Alguém me explique como pode haver tanta má gestão. Por favor!



quinta-feira, 10 de novembro de 2011

BRANCO


O estigma de ter nascido branco. Não, não me refiro aos arianos, nem a nenhum género étnico. Falo dos albinos. Num mundo que não quer aprender a deixar de lado preconceitos, todo aquele que é diferente do que a maioria entende como o padrão normal é estigmatizado e perseguido.
A escrita deste curto artigo ocorreu-me ao visionar o vídeo que divulgo abaixo e para o qual peço a vossa atenção (não deixem de assistir, de preferência em ecrã completo).

Quero também dedicar este post ao meu amigo Gus; ele é autor do blog Gustavo Thayllon, sobre albinismo. Visitem o blog do Gustavo para ficarem a saber dos dilemas e adversidades que os albinos ainda sofrem neste século XXI. Em vários países e regiões de África ainda se caçam e esquartejam pessoas albinas (principalmente crianças) para venderem os pedaços no mercado da bruxaria tribal.
Os albinos são seres com carências especiais devidas à sua morfologia. Carências que, no caso dos humanos, deveriam ser assistidas por todo o conjunto social, como um direito supremo à dignidade e qualidade de vida que qualquer um merece. Falo de seres pois o albinismo não ocorre apenas em humanos, devido à biologia que nós partilhamos com todos os seres vivos deste planeta.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

O FUTURO PRESENTE


“Talvez do mundo só reste um terreno baldio coberto de imundices e o jardim suspenso do paço imperial do Grande Khan.” Ítalo Calvino in " As Cidades Invisíveis"

Nota: Aconselho vivamente a que assistam o vídeo abaixo. Obrigado!

sábado, 5 de novembro de 2011

O são DA SÃO


Hoje o blog são da São faz 4 anos! Parabéns!

Porque a Amizade faz-se de partilhas e entusiasmos comungados, eu assisti ao desvelar do imenso mundo virtual para a São. Tem sido, para mim, uma imensa alegria ver como esse blog cresceu e com ele o mundo da São. A minha São!

Para comemorar ela elaborou o selo de amizade que podem ver na imagem acima, dedicando-o a todos os seus leitores e companheiros bloguistas. Muito me honra fazer parte desse grupo selecto!

A belíssima voz do belíssimo Gianni Morandi, na saudade...

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

AGONIA FATAL


A lenta agonia da Democracia. O estertor da sua morte na própria pátria que a viu nascer.


Nunca entendi este modelo político como uma verdadeira democracia. Os sinais da sua fraude eram por demais evidentes, moldada aos interesses dos grandes proprietários da finança mundial que a manipulavam a seu bel-prazer.

A pressão dos governantes da França e da Alemanha sobre o primeiro-ministro grego para que ele desistisse do referendo popular sobre o pacote de ajuda internacional, que acabou por abdicar da ideia, é a prova mais evidente do nojo a que chegou a política mundial e a supremacia da economia sobre o indivíduo humano.

O ser humano já não conta mais! O que prevalece acima de todos os valores são os interesses supra-sagrados da ganância capitalista!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

7.000.000.000

?!

Já somos sete mil milhões de habitantes no planeta. Será para comemorar ou lamentar?

Sobrepovoamento

Sede

Fome

Será que acabaremos assim?