segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
REPÚBLICAS?!
sábado, 28 de janeiro de 2012
DESABAFO: O ABENÇOADO
Apanhei um susto quando, ao entrar num dos corredores do supermercado, um simpático cidadão, com um sorriso largo de orelha a orelha, me saudou brindando-me com um sonoro: “Deus o ama senhor!...” e continuou a verborreia, que eu já não consegui escutar pois inibido logo me escapei entre as prateleiras de especiarias e molhos de condimentos pré-embalados. Vim depois a encontrar o beatífico cidadão quando esperava na fila, pela minha vez de pagar as compras e escutei atrás de mim: “Deus a ama, minha senhora!” Era de novo ele saudando uma mulher que acabara de passar. Do mesmo modo ia brindando toda a gente que entrava no supermercado, com sonoras bênçãos, não reclamadas.
Desculpem-me a rudeza, mas desde que cheguei ao Brasil, eu que sempre me considerei tolerante, quase me tornei um encarniçado anti-religioso militante, desconfiando de tudo quanto tenha a ver com religião, ou o que com ela tenha alguma relação. Principalmente tudo que esteja relacionado com o chamado cristianismo evangélico.
Eu não ando por aí apregoando as minhas crenças e os meus dogmas. Porque terei de ser atingido pela insensatez daqueles que inseguros das suas escolhas, disparam sobre todos o seu fanatismo, pretensamente piedoso, na tentativa de conquistarem um suposto Céu à custa da conversão forçada de quem já vive muito bem e em paz sem um deus único e prepotente às costas?
Que me interessa a mim ser amado por um deus déspota e vingativo, que ao longo da história, descrita no livro sagrado que nomeiam de Bíblia, cometeu e instigou todo o tipo de atrocidades e crimes contra indivíduos e contra a humanidade?
Essa gente que se remeta ao exercício privado das suas opções supersticiosas. A religião é um assunto privado entre o indivíduo e os dogmas que escolhe. O respeito pela diversidade de identidade individual, assim como das opções alheias, é a base duma pacífica coexistência nas sociedades que se querem democráticas e livres.
A minha liberdade faz-se de não ter que ouvir constantemente esse chorrilho hipócrita de “se deus quiser”, “graças a deus”, “deus queira”, “deus é fiel”, etc, etc, etc...
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
VIAJAR NO TEMPO: O GRANDE SALTO ATRÁS
Eu, quando era criança, sonhava que no século XXI o mundo seria como um paraíso civilizacional; toda a gente viveria bem e feliz, as cidades seriam jardins aprazíveis, onde todos teriam casas confortáveis, não haveriam pobres e cada um faria o que sabia e queria, contribuindo assim para o bem estar geral. As deslocações seriam fáceis e cómodas, tendo todos a liberdade de viajar para qualquer lado do planeta, pois a humanidade haveria aprendido a viver sem fronteiras e sem injustiças, nem rivalidades.
Mas agora, no século XXI, ao atravessar o Atlântico eu consegui o que muitos consideram impossível: viajar no tempo. Eu vim directamente do século XXI para o tempo das cavernas.
Melhor mesmo viajar na música.
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
QUOTIDIANOS - IN THE SPOT
Um cretino ganha balúrdios para levar a malta a divertir-se no mar, esquecendo que são os passageiros que estão lá para se divertir e não ele. Faz uma série de burrices e quando a coisa fica preta diz que num balanço brusco do navio ele caiu directamente num bote salva-vidas. Milagre! Entretanto o navio naufraga com milhares de pessoas a bordo e a morte de um número ainda não determinado delas. Chocado o chefe da capitania próxima, que testemunha tudo ao vivo, berra ao telefone, para o cobarde capitão da nave: “Vada bordo! Vada bordo, cazzo!” Para assim assumir o resgate dos náufragos que estavam sob a sua responsabilidade.
O apelo virou bordão que denuncia a incompetência e cobardia dum títere ao serviço de mais uma indústria de ganhar dinheiro fácil.
Em Goiana, Pernambuco, Brasil, dum dia para outro uma fonte, que abastecia cerca de cinquenta famílias nas redondezas, desata a jorrar água de cor vermelha. Vai daí a populaça desatina e declara a água como milagrosa e logo se começam organizando romarias para beberricar e recolher a suposta água abençoada. Até que as autoridade sanitárias sabendo do caso interditam a fonte e fazem recolha de amostras para análise declarando numa primeira apreciação que se constatam vestígios de coliformes fecais (que seja lá o que for não tem um nome muito asseado).
Mas será que ninguém consegue pôr um pouco de tino nas cabeças desse povinho analfabeto de que nem tudo é obra dum deus milagroso? E que todo o ser humano é dotado dum cérebro para pensar?
A investida brutal do capitalismo contra a liberdade de comunicação iniciou a sua guerra. Quando no congresso americano se preparam leis para limitar a circulação de ficheiros e informação na internet (ou seja, tentam legalizar a censura) o FBI fecha as instalações da MEGAUPLOAD e arrastam os seus fundadores e gestores para os tribunais onde serão dilacerados pelas sanguessugas das indústrias discográficas e cinematográficas.
Pessoal internético, é hora de deixarmos de ingenuidades obtusas e tontices parvas e começar a abrir os olhos para preservar a nossa liberdade de acesso e informação na internet! Deixemos de ingenuidades de que a política é só para os políticos, Senão um dia chegará em que para termos acesso à internet precisaremos de autorização judicial.
ABRAM OS OLHOS! VADA BORDO, TUTTI! CAZZO!
sábado, 14 de janeiro de 2012
AMOR ÁFRICA
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
ESPLANADA
Há uma substancial diferença entre sair de casa para passear e apreciar o mundo e a cultura das gentes, ou sair de casa para sentar na esplanada empanturrando-se de cerveja e olhando os excessos adiposos sobrando de roupas escassas de muitos números abaixo da medida.