sábado, 18 de outubro de 2008

MANUEL ALEGRE, AGAIN

A pedido e por sugestão, volto ao tema do voto e das afirmações de Manuel Alegre, sobre a apresentação à discussão na Assembleia da Republica de dois projectos de lei sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo; homossexuais para sermos mais claros.

Não retiro nada do que afirmei no meu post anterior apenas porque o deputado do PS em questão desrespeitou a disciplina de voto do seu partido para votar segundo a sua consciência.

Eu assisti à entrevista que passou na TV (SIC Notícias, Jornal das Nove, com Mário Crespo) em que ele explicou que votara favoravelmente por que se não o fizesse iria contradizer afirmações suas que proferira quando em campanha eleitoral para as presidenciais. De igual modo na mesma entrevista, ele se retratou de ter sido áspero e despropositado nas afirmações que havia proferido em relação à participação da JS neste caso.

Não nego o empenho que o deputado-poeta possa ter em relação aos direitos das minorias (serão assim tão minorias?), mas atendendo às suas palavras ele apenas votou <sim> para não cair em contradição com as afirmações favoráveis aos interesses dos homossexuais num momento em que se pode dizer tudo para ganhar votos.

Quanto às afirmações terem saído dum impulso rude e imponderado... bem, isso não é comportamento que se espere de quem pretende ocupar o cargo mais elevado na hierarquia nacional. Quem se arroga o direito de alguma vez ter tido e poder ter de novo, interesse em ocupar tal cargo deve ser mais ponderado nas suas afirmações aos chacais da informação.
Os temperamentalismos deve deixá-los para a poesia, que aí serão completamente permitidos.

Concluindo; reconheço ao Sr. Manuel Alegre a nobreza do gesto de se ter vindo retratar em público, contudo para mim, tudo agora que o deputado-poeta afirmar fica sujeito ao benefício da dúvida. Ou para ser mais claro, continuo a ter dúvidas quanto às verdadeiras intenções políticas do Sr. Manuel Alegre. Afinal o que faz ele naquele partido-partido?

2 comentários:

SILÊNCIO CULPADO disse...

ManDrag

Pois eu também acho que não se pode estar num partido e votar sempre contra as posições do partido em relação a questões cruciais.
Também concordo que a razão se deve sobrepor aos ventos de momento sobretudo quando se trata duma figura com responsabilidades e aspirações como as que tem Manuel Alegre.
Apesar de tudo isso ainda tenho respeito por ele.

Abraço

ManDrag disse...

Salve! Lídia
Concordo contigo. E estou contigo no mesmo respeito ao Manuel Alegre. Embora o caso em questão me tenha desagradado, ele ainda é um dos poucos políticos portugueses que eu respeito.
Abraço.
Salutas!