sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

TINO

O Tino deitou-se cedo, como habitualmente e adormeceu.

Na manhã seguinte o Sol já não o viu despertar. Partiu tão tranquilamente como nos recebia em sua casa, com fraterna disponibilidade.

Não importa se eu o conhecia à muito ou pouco tempo. Não importa quantas vezes com ele convivi. A amizade mede-se noutros tempos e por outras empatias. Especialmente quando essa amizade é oferecida de Coração Aberto, como o Tino o fazia.

Para sempre ficarei em dívida para como ele, pelo modo carinhoso e de incondicional disponibilidade, com que acolheu no seu Lar alguém que me é muito querido. 
Mas não é por isso que o elegi como Amigo, pois Almas assim não se definem por adjectivos. Almas que palmilharam a vida de olhos abertos e aprendendo o Sentido das Coisas e o Valor de Tudo.

Havia no Tino a Verdade dum Calor no estreitar de mãos, dum Brilho de Acolhimento no seu olhar risonho e puerilmente eloquente. 
Não esquecerei nunca a Alegria estampada no seu olhar quando, de avental na cozinha, preparava diligentemente uma cabidela de lampreia. Soubera que eu nunca tal houvera comido, pelo que logo se dispôs a proporcionar-me a degustação de tão requintada iguaria.
Era um homem de poucas palavras e gestos discretos, mas ambos profundos e plenos de sentido.

Ele deitou-se e adormeceu tranquilamente, como merecia. Não acordou mais. E o mundo ficou mais vazio. Mas as nossas memórias ficaram ricas com o testemunho dum Homem simples e discreto, que sabia fazer da vida um grande acontecimento.

O Tino partiu! Resta-nos o aconchego das memórias agradáveis e as lágrimas da saudade.

3 comentários:

Ramarago disse...

espera-o um descanso santo, numa etapa que findou agora nesta vida... leva com ele a missão cumprida, a luz da sua alma é agora é mais luzidia... um bom homem é o Tino, estará sempre na nossa memória...

André Cunha disse...

Meu Pai era um grande Homem e grande continuara na nossa memória.
Pena por vezes a gente só dar o verdadeiro valor e sentido as coisas quando já não as temos.
Obrigado por tudo Pai, obrigado por tudo amigos.

navegadora disse...

As pessoas que nos marcam ficam para sempre no nosso coração.

Um abraço solidário neste momento de dor.

Votos de uma quadra passada com o máximo de ternura, com amigos verdadeiros e com todo o amor possível.