domingo, 20 de março de 2011

HIPOCRISIA E INGENUIDADE

Vamos começar a usar o raciocínio e deixar de ter arroubos dramáticos perante propaganda duvidosa!

Então o que querem os senhores da Liga Árabe? Não creio que eles supusessem que uma intervenção militar seria ficarmos sentados esperando que o senhor Gaddafi desbaratasse o seu próprio povo na sua tentativa assassina para se manter no poder, num gesto de estúpida e arrogante prepotência.

Exclusão aérea e bláh-bláh-bláh! Mas quem se convence que exclusão aérea é apenas pedir por favor ao senhor carniceiro que não levante os seus aviões do solo e permitir que ele bombardeie as suas populações com tanques e artilharia terrestre?

Baseada em imagens divulgadas pela propagandística televisão líbia, sem confirmação independente, a Liga Árabe vem agora reclamar que não era isto que apoiava. Mas querem nos fazer acreditar que apoiaram uma acção militar sem saberem os contornos e planos de acção dessa intervenção? Chamem-me parvo, mas não me chamem estúpido!

Os senhores da Liga Árabe sabiam muito bem (conhecem muito bem esses truques de propaganda por mote próprio) que o facínora iria intensificar os seus ataques dissimuladamente para depois apresentar os destroços e vítimas como alvos dos ataques da Coligação Internacional. É um truque muito usado por regimes de propaganda naquelas bandas e em regimes totalitários e ditatoriais em geral. Assim como o subterfúgio infame de usarem populações civis como escudo de protecção às suas instalações militares.

Se os senhores da Liga árabe estão tão preocupados com a integridade física das populações, porque não se erguem contra os regimes opressores dentro do seu próprio Conselho perante o clamor das populações violentadas e metralhadas no Yémen e Bahrein? Porque não vão eles até Tripoli exigir ao carniceiro Gaddafi que se demita e pare de perseguir e alvejar o seu próprio povo, dando assim fim a esta carnificina? Afinal onde está a misericórdia desses senhores quando se trata de defender as suas populações e os direitos humanos nos seus próprios países?

Quanto aos protestos russos... (já não esperávamos outra coisa). Se se abstiveram de votar no Conselho de Segurança da ONU, então que se abstenham agora de propaganda rasca! Eles têm feito o mesmo e muito pior no seu território e dos vizinhos (vide Geórgia e Tchetchénia). Shame on you, Medvedev & Putin!

Os jornalistas estrangeiros têm sido impedidos, pelo regime de Gaddafi, de visitarem as zonas bombardeadas pela Coligação Internacional, assim como de visitarem os hospitais para observarem os feridos dos bombardeamentos. Apenas um grupo de seleccionados jornalistas foram conduzidos a um funeral colectivo de alegadas vítimas dos bombardeamentos.

É ignóbil como estes senhores do poder ignoram os direitos humanos nos seus países, mas depois vêm reclamar dos outros o respeito desses direitos.

Nota: a grafia dos nomes estrangeiros é de minha livre opção, independente de convenções ortográficas.

2 comentários:

Serginho Tavares disse...

O Brasil também se absteve de votar... porque será? Enfim, acho que ainda vamos ver muito choro lagrimas e carnificina sem fim por aquelas bandas, meu amor. E isto sim é lamentável para o mundo.
ONU, QUAL O SEU INTUITO ENTÃO?????

Beijos

São disse...

A ópera bufa, a tragicomédia, a infâmia continuam à solta e bem de saúde. Até a China está contra a intervenção, coeerentemente.

Um abraço, Amigo.