domingo, 10 de junho de 2012

CRENTE

Super-crente


Estava numa cidade do interior brasileiro, que não vem aqui a propósito, com uma amiga, que não interessa quem, para a ajudar numa tarefa, que não vem ao caso.


Havia  chegado à uns meses da Europa, pelo que ainda beneficiava da aura de inocência, que aos meninos e aos tolos tudo se desculpa. Ainda ia aprendendo a conviver com os usos e costumes locais. Os jeitos ora familiares ora bizarros, de cada povo viver a sua rotina e a vivência da sua tradição. Esta por vezes herdada duma sabedoria de milénios na vivência própria duma realidade cultural, outras vezes herdada, por imposição ou tola aquisição, pela generalizada ignorância grosseira.


O sol reinava no seu apogeu diário. Implacável! Alvejando tudo e todos com um calor medonho. Cada sombra era uma trégua suplicada. Entrarmos no restaurante com ar refrigerado foi um bálsamo, que noutras eras só os deuses poderiam desfrutar. Como sempre, procurei pôr toda a minha atenção em cada gesto e em cada escolha que fazia de entre as várias iguarias gastronómicas expostas ao apetite dos comensais, que livremente se serviam aprovisionando o seu prato, antes de nos dirigirmos às mesas.


Éramos três: eu, a minha amiga e uma colega sua que fazia parte da equipa de trabalho. A conversa decorreu fluida e agradável. Até ao momento em que, de novo e pela enésima vez, ouvi a referencia de “crentes” a um determinado grupo de alinhamento religioso.


- Não entendo essa de “crentes”! Crente é todo aquele que acredita em algo. Não percebo porque razão se hão-de uns auto-denominar como crentes, como se os outros não tivessem também crenças válidas e igualmente dignas de respeito e louvor. – retorqui eu, interrompendo um diálogo, em que eu havia sido remetido para um papel de mero figurante colateral, mais perto do desprezo que da amizade.


Dois pares de olhos me olharam, com espanto. Um deles com uma contida, a custo, indignação e o outro embaraçado, contudo sem conseguir esconder o divertimento da ironia. Um silêncio sepulcral foi a resposta que obtive. Até que as duas retomaram o diálogo, ignorando por completo e ostensivamente a minha observação.


Mais tarde, a sós, a minha amiga me elucidou: “Ela é evangélica! E eles, os evangélicos, acham-se os “crentes” verdadeiros e assim se designam entre si e perante todos.” A minha amiga é católica; faz parte desse grupo esdrúxulo que se define como “católicos não praticantes” (designação essa que para mim é das coisas mais hilariantes deste mundo, com tão poucos motivos para rir). Eu não sou nada dessas coisas, apenas me defino como um homem religioso, por ter as minhas próprias crenças e convicções, fora do espartilho de qualquer instituição, que só a mim dizem respeito.

4 comentários:

Serginho Tavares disse...

Também nunca entendi essa coisa de crente que os ditos evangélicos tem! Mas enfim, se for pra escolher prefiro os ditos não crentes do que estes crentes do pau oco!

Raphael Martins disse...

Sinceramente... acho os crentes ( evangélicos ) a pior raça existente entre nós. Simplesmente insuportáveis.

Hürrem disse...

Amigo ManDrag,
Que saudades de ti!
Amei amei amei esse post! Concordo plenamente com tudo expressaste neste post a respeito de ser "crente" . Abraço fraterno!

São disse...

Estamos voltando outra vez à estupidez da Inquisição e afins...será?!

Que o GRande Espírito* nos valha!!

* esta é a designação dada pelos índios norte-americanos e a que mais me agrada.


Bom dia, Irmão