quinta-feira, 8 de novembro de 2012

AZEITE SPRAY

Podem achar anedótico, mas não é anedota. Podem achar que é esquisitice minha, mas não é. Poderão os não lusos entender que não é caso para tanto, mas acredito que muitos dos meus amigos portugueses, e aqueles que mesmo não o sendo já viveram em Portugal e conhecem os hábitos gastronómicos portugueses, entenderão a minha estupefacção, senão mesmo indignação.

Outro dia, num restaurante aqui no Recife, pedi azeite, para poder regar condignamente os legumes cozidos e a salada. Com espanto meu apresentaram-me uma garrafinha de spray de azeite. Não sabia se havia de rir ou gritar por socorro: “Levem-me para a minha terra!” Procurei entre os outros frascos de molhos e temperos, mas só encontrei outros dois iguais: azeite spray.

De acordo que o azeite não é um artigo de produção local, pelo que não faz parte dos costumes e gastronomia nordestina, ou mesmo brasileira, além de que por ter de ser importado é muito caro, mas daí a ter que borrifar a minha salada com uns aspergidos de azeite... Poupem-me!



6 comentários:

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Me poupem tb ... é cada coisa q inventam ... eu arrancava a tampa e derramava meia garrafa ... rs

Serginho Tavares disse...

o pior que parecia um frasco de perfume na prateleira! huahuahua

M. disse...

Fiquei curiosa,... nunca vi isso...kkk
bom do azeite é ele aparecer muito, dar sabor.... com spray deve dar só o cheiro...kkk
abraços Man

São disse...

Mas que que coisa tonta!!!

O meu abraço solidário e saudoso, meu bem

Hürrem disse...

Eu já conhecia o azeite em spray, não no Brasil, mas em outros países já tinha visto. No entanto, tal azeite não é para ser usado na mesa, e sim na cozinha, já que o objetivo do spray é borrifar a comida, durante o preparo, a fim de certos tipos de alimentos, sejam cozidos com bem pouco azeite. Por exemplo, omeletes, panquecas e afins. Sendo assim, colocar azeite em spray na mesa, sobretudo em um restaurante, é uma gafe e tanta (para não falar falta de educaçao mesmo). Abraços.

Unknown disse...

O azeite em spray na minha opinião é uma invenção fantástica, pois permite-nos usufruir do sabor combinado do azeite na comida, sem que o prato fique alagado de gordura e em que o sabor dos alimentos se percam no excesso de azeite. Claro está que para um bacalhau a lagareiro não serve, mas para temperar uma salada, ou para colocar sobre uns legumes cozidos é uma excelente opção... claro está, na minha opinião!!!