sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

MOBILIDADE URBANA I




Mobilidade urbana é o grande tema da actualidade, num mundo cada vez mais citadino e menos rural. A elevada concentração populacional cria enormes problemas na vida das cidades, muitas das vezes pela falta de políticas correctas e corajosas de organização e gestão dos espaços, dos modos de vida e locomoção. A situação é ainda mais grave quando os órgãos de poder e decisão se encontram manietados por grandes interesses corporativos e financeiros.

A coragem de organizar o espaço público em função dos interesses gerais, acima dos benefícios particulares, é algo temerário e impensável para os políticos de hoje. Afinal quem controla e dirige os destinos da política e das nações nos nossos dias são os grandes interesses corporativos e económicos.

A definição do espaço urbano em função do ser humano é imprescindível para o conceito de cidade saudável. As cidades actuais herdaram centros arcaicos inapropriados para os modos de vida de hoje e continuam caindo em erros de urbanismo, muitas vezes ditados por interesses empresariais e corporativos. 

Os espaços urbanos não podem ser zonas estanques divididas em áreas de interesses e conveniências económicas particulares. Todo o cidadão tem de ter no seu raio de acção todo o tipo de recursos que necessite para a vivência do seu quotidiano. Ele tem de ter acesso pelos seus próprios meios físicos naturais a partir da sua residência, a tudo o que necessita para viver; educação, lazer, trabalho, saúde, provimentos (comércio e serviços).

5 comentários:

Serginho Tavares disse...

isto tudo só me faz lembrar aquela experiência com ratos dentro de um único e apertado ambiente!
o resultado é o que vemos hoje em dia!
lamentável!

beijos meu amor, estou feliz que tenhas retomado a escrita em seu blogue

Raphael Martins disse...

Na prática isso é raro, querido. Vivemos em um país de contradiçoes. Por exemplo: temos a maior reseva de água no planeta e convivemos com a seca em vários estados. Fruto da má gestão.

Wanderley Elian Lima disse...

Realmente o espaço de convivência nas grandes cidades está ficando cada vez menor. As cidades não estão preparadas para o número de veículos que cresce a cada dia, tornando dramática a disputa entre pessoas e veículos.
Bjux

Hürrem disse...

Excelente reflexão sobre os problemas de congestionamento urbano. Não tenho grandes esperanças que a coisa possa mudar no Brasil a curto/médio prazo. Não há vontade política para o desenvolvimento de projetos que possam oferecer melhores condições de vida à população. O que se tem visto são os governos ano após construir paleativos, mas nenhum projeto realmente sério. Uma pena realmente, no fim é o que muito bem explicou o Serginho no comentário dele. Abraços fraternos.

São disse...

O ser humano está a ser preterido a favor da economia e dos altissimos interesses de quem detém o Poder real, que não são os políticos (reduzidos a meros servos)

Feliz 2013!