domingo, 22 de março de 2009

INTELIGÊNCIA NA POLÍTICA

A recente mensagem de Noruz (Bom Ano Novo Persa) dirigida por Barack Obama à Nação Iraniana é uma prova de grande inteligência política, assim como uma demonstração de como deve ser feita a Nova Política.

O presidente, ou o monarca, duma nação é o representante do povo que constitui essa nação; é ele o rosto de todo um povo. Ao dirigir-se directamente ao povo iraniano Obama falava em nome do povo americano, como se os povos dialogassem entre si. Assim se faz política em verdadeira democracia; os políticos falando para o povo e não apenas em circuito fechado entre eles.

Diplomacia é inteligência na política. Quando essa diplomacia é feita partindo dum Chefe de Estado dirigindo-se directamente ao povo de outra nação, então essa é Diplomacia Democrática ao mais alto nível.

O político nunca deve esquecer a humildade de que está ao serviço dum povo e, num mundo que se constrói global, a política deve ser inclusiva. Todos devem ser olhados como membros integrantes duma comunidade universal e alvos do mesmo respeito e dignidade.

A Paz nunca foi, nem será, alcançada com armas. A Paz constrói-se com gestos de amizade e palavras de entendimento. Bravo aquele cuja ousadia leva a quebrar os maus hábitos e ensaia novos modelos; modelos de harmoniosa convivência.

Se a Tomada de Posse de Obama como Presidente dos USA foi um marco histórico universal, a sua mensagem de Noruz (Ano Novo Persa celebrado a 21 de Março) ao povo do Irão foi o início de uma Nova Era de fazer Política e de dirigir a Diplomacia.

3 comentários:

Serginho Tavares disse...

ele de fato sabe como fazer política e se uniu a pessoas que como ele partilham do mesmo ideal. falar com o povo iraniano foi também um gesto nobre.










[te amo]

Luís Freitas disse...

Sem dúvida. É com estes gestos baseados na compreensão e atenção ao coração dos outros que se muda o clima de tensão que existiu até agora. Já agora uma palavra para os reis da Jordânia, em particular para a raínha. São um exemplo de serviço não só ao seu povo mas, também, de uma visão universalista que aplicam na relação com os outros povos. Gostei muito de uma entrevista (pode ser revista no site da sic) que vi ontem na sic notícias, no programa sociedade das nações, feita à raínha. Uma pessoa muito interessante.

SILÊNCIO CULPADO disse...

ManDrag
Também gostei da mensagem. Uma mensagem diferente tendo no diálogo a sua preocupação central.
Talvez uma nova luz possa brilhar nas relações entre os homens se houver da parte dos políticos/ representantes do povo uma postura que rompa com as tradições do passado no que respeita à hegemonia e comando de uns países sobre os outros.

Abraço