terça-feira, 28 de junho de 2011

ONTEM, HOJE E...

O apetrecho que todos esses senhores da imagem ostentam é uma régua de cálculo. Um instrumento utilizado para realizar múltiplos cálculos matemáticos desde o século XVII (foi inventado por um padre em 1638) até à década de 1970, quando as calculadoras electrónicas começaram a ser popularizadas.

A régua de cálculo possibilitava resultados aproximados, mas nesse tempo tudo era mais fiável; as calculadoras electrónicas apresentam cálculos exactos, mas agora tudo é suspeito, nem na própria sombra podemos confiar.

Eu cheguei a ter uma, num estojo de couro. Era instrumento de aquisição obrigatória para as aulas de matemática no ensino secundário. Guardei-a sempre como um tesouro do passado, até que a minha vida deu o maior trambolhão de todos que passei e já nem sei que destino levou, juntamente com todo o meu espólio de memórias materiais.

Quem chegou a trabalhar com uma régua de cálculo, pelo menos na escola? Deixem a vossa resposta nos comentários e depois voltemos para verificar quantos de nós tivemos contacto com este testemunho do passado.

5 comentários:

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

OMG... sou provecta ... eu usei ... kkkkkkkkkkkk

Serginho Tavares disse...

Eu não usei... na verdade só conheci porque você me falou dela.

Beijos meu amor

Anónimo disse...

Tb nao usei!

Beth/Lilás disse...

Eu não usei, caro amigo, sou das Letras, mas meu marido, engenheiro e aluno da Escola Técnica Federal usou e a tem ainda aqui em casa, mas meu filho que cursa engenharia também, acho que nunca viu uma de perto, só usa a tal calculadora modernosa.
um super abraço carioca


Ahhh, estava a ouvir esta música que lhe passo abaixo e lembrei de ti. Degusta-a!

http://www.youtube.com/watch?v=-rzoGIuwgHk&feature=related

Lobo disse...

Toda vez que eu escuto a palavra cálculo, eu tenho um ataque de pânico.

Esse texto foi uma maldade comigo...