segunda-feira, 25 de outubro de 2010

TEERÃO E IRÃO (1)

Com bastante frequência se houve falar sobre o Irão e as polémicas em torno do seu presidente e da elite governativa. Mas um pais não é apenas os seus governantes e as suas políticas internacionais. Um país é um povo e uma cultura. E se nos media a imagem que do Irão se pretende passar é de um pais retrógrado e cegamente tradicionalista, através duma propaganda de difamação e distorção, sustentada na imagem da aparições polémicas do seu estadista, eu pretendo aqui mostrar algumas imagens da realidade do Irão e da sua capital Teerão, que interesses capitalistas tentam esconder e denegrir.

Auto-estrada à entrada de Teerão. Ao fundo pode ver-se a cadeia montanhosa que emoldura a cidade e que aparecia na foto-adivinha que publiquei anteriormente.

Torre Azadi (Liberdade), na praça do mesmo nome. Foi construída em 1971 para comemorar os 2500 do Império Persa, tendo na altura sido designada como Memorial dos Reis. Mudou de nome quando da revolução islâmica de 1979. A praça ocupa uma área de 50.000 m² e é um orgulhoso símbolo da independência nacional. A imponente e graciosa torre tem a altura de 45 metros (poderão ter uma visão mais próxima ampliando a última foto, o mosaico fotográfico, deste post).

O Complexo Desportivo Azadi, que albergou os Jogos Asiáticos de 1974. O seu elegante estádio tem capacidade para 100.000 espectadores e está equipado com um dos maiores écrans gigantes do mundo.

Embora em última instância seja o Conselho dos Guardiães que supervisione os destinos do país, o Irão é uma república islâmica com um parlamento composto por 290 membros eleitos por sufrágio universal a cada 4 anos. Além de assumir o poder legislativo este parlamento tem a capacidade de demitir o presidente da república através dum Voto de Censura, por uma maioria de dois terços.

Uma vista aérea da moderna cidade de Teerão, com uma população que passa os 7.160.000 habitantes na aérea urbana e chegando aos 14 milhões incluindo a região metropolitana. É um grande centro cosmopolita e tolerante, como veremos mais adiante na segunda parte deste artigo ilustrativo. Clicando sobre as fotos poderão visualizá-las com melhor detalhe.

6 comentários:

São disse...

A distorção da realidade pela imprensa concentrada nas mãos dos capitalistas selvegens é um facto comprovado. O mais grave é a exist~encia de pessoas que se querem conservar na ignorãncia!!

Um abraço, meu Amigo.

Guará Matos disse...

Belas imagens sem dúvia de uma cultua de muitos séculos.
Entretanto o sufocamento da liberdade imposta pelos Aiatolas é terrível. E se tratando de presidente, que lástima!
Sobre o poder do parlamento, é hipotético. Quem decide por lá são os "homens de preto".
Concordo quanto a pressão internacional sobre o país. O Ocidente é complicado em se tratando de "permissões".
Mas o povo de lá já se acostumou com restrições. Desde os Dários (I, II e III), Xerxes, Ataxerxes e muito mais a vontade emanda do poder.

Serginho Tavares disse...

Concordo com a querida São. É uma lástima ainda querer se manter em ignorância, mas tanto perde quem assim faz. E Teerão é uma linda cidade que o mundo desconhece. Quem sabe para os seus habitantes seja até melhor?
Quem sabe...

Beijos amor

Hürrem disse...

ManDrag, quando vi a foto no outro post confesso que até achei parecida aqui com a Turquia..mas não ousei palpitar. Realmente foi uma surpresa ver que se trata de Teerã! Realmente moderna e bonita, Tomara seus governantes possam não só combater o capitalismo selvagem, mas também o regime opressor que eles impõem para toda a sociedade local, seja ela nacional iraniano ou visitante do pais. Achei bem interessante esse post de adivinhação,tomara vc post mais fotos de outras cidades que a gente nem imagina!
Abraços

Beth/Lilás disse...

Olá, amigo!
Estive ausente estes últimos dias, mas espreitei por aqui e fiquei na dúvida de onde seria esta linda cidade. Adorei saber desses detalhes que aqui colocou, assim como a beleza dos lugares.
abraço carioca

Dona Sra. Urtigão disse...

Cada vez mais empolgada...A torre, meio Torre, meio Arco triunfante em meio à praça é MUITO bonita. deve ser ótimo andar nestes lugares.