terça-feira, 26 de outubro de 2010

TEERÃO E IRÃO (2)

Continuando o nosso olhar sobre Teerão e o Irão.

Sim, é a imagem da Virgem Maria (Nossa Senhora para os católicos e afins) e como podem ver pela presença da Torre Milad ao fundo, em Teerão, mais precisamente no Parque do Diálogo (diálogo entre civilizações).

Outrora todas as civilizações eram tolerantes em termos de religião, até surgir o sectarismo do cristianismo imposto por Paulo de Tarso e depois confirmado pela atitude das Cruzadas. Foi um mau exemplo, que devido às sementes de ódio que disseminou depressa contaminou outros povos e crenças.

Embora a propaganda pró-ianque apresente o Irão como uma nação de intolerância a verdade é que por lá são permitidos todos os cultos e respeitados seus locais de reunião e devoção.

Templos cristãos (igrejas)

Templos judaicos (sinagogas)

Podem consultar uma lista de sinagogas espalhadas pelo Irão na Wikipedia (link). Ao que consta numa das sinagogas existe uma Tora com 800 anos. Quem diria, com o discurso inflamado do presidente iraniano contra o estado de Israel.

Templos do Fogo (Zoroastrismo)

Zoroastrismo, a religião monoteísta persa, fundada por Zaratustra (ou Zoroastro) e muito anterior a qualquer uma das religiões monoteístas da Bíblia e que os historiadores acreditam tenha estado na origem destas.

Templos muçulmanos (mesquitas)

Jardim do Diálogo

Ainda no Jardim do Diálogo podemos ver outras estátuas de eminentes figuras da história e culturas mundiais.

Simón Bolívar

Biruni, polímate persa do séc. IX

Os iranianos são um povo orgulhoso da sua história e da sua cultura.

4 comentários:

lolipop disse...

OOPS! O blogger não registou o meu comentário. Vou tentar de novo. Estava a pensar, a propósito do seu tema , num livrinho que me emocionou. O Persépolis da Marjane Satrapi, uma Iraniana. Uma biografia aos quadradinhos, que conta a saga familiar da autora, num Irão pré e pós revolução Islâmica. Vale muito a pena para todos quantos se interessam por este povo.
BEIJOS GRANDES

Serginho Tavares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Serginho Tavares disse...

As imagens são belíssimas e espero poder ver mais do Irão.
E depois dizem que os intolerantes são eles...

Beijos amor

Hürrem disse...

Amigo ManDrag, gostei muitos das fotos, não imaginava Teerã tão moderna assim, embora sempre soubesse que são um povo educado e culto. Quanto a liberdade religiosa no país, terei que discordar de ti, pois conheci iranianos, em Brasília, praticantes da Fé Bah'ai (não sei se a grafia está correta) e eles sempre relataram a forma como são perseguidos em seu país, onde sequer podem se reunir para as práticas de seus cultos. Eles relataram que suas reuniões são feitas secretamente, no entanto, se a polícia descobrir, todos vão para cadeia...Esse pessoal da Fé Ba'hai que conheci, todos iranianos, contaram que os que têm condições de deixar o país escolhem faze-lo, pois preferem ter paz para seguir com sua religião, sem estar sempre esperando que a policia possa aparecer e prender todo mundo. Apesar da suposta tolerância dos iranianos quanto as práticas religiosas de outros povos, volto a bater na mesma tecla do que já comentei antes, se fossem assim tão democráticos, não imporiam às mulheres estrangeiras ou visitantes, o uso do véu, só isso para mim já demonstra que a "democracia" religiosa desse povo não é lá essa coisas...
Um abraço grande