quinta-feira, 7 de outubro de 2010

VIVA O REI!

Muita falácia corre por aí afirmando que as monarquias são um poço de esbanjamento de dinheiros públicos em fausto (o discurso demagógico de sempre). Os dados apresentados neste vídeo não são caso único, pois o mesmo se passa entre os orçamentos para as casas reais de outras monarquias europeias, idênticos ou muitas vezes inferiores aos orçamentos para as presidências das repúblicas vizinhas.

Lembro que em ano de crise o monarca espanhol pediu ao governo para que o orçamento da casa real fosse congelado, e abdicou de regalias pessoais. Não consta que algum presidente português (ou de outra república) tenha feito o mesmo (ou qualquer outro político republicano). O presidente da república portuguesa até acumula pensões pagas pelo estado com o vencimento de presidente, pago pelo mesmo estado. E o mesmo acontece com outros ex-presidentes. Já sem falar de outras presidências de repúblicas por esse mundo fora que asseguram chorudas regalias pessoais para depois de terminados os seus mandatos.

É sempre bom nos informarmos antes de lançar injúrias sobre os outros.

Nota: Para os que não conseguirem visualizar o vídeo nele se informa que a cada espanhol a monarquia custa € 0,19, enquanto a cada português a república custa € 1,58. O orçamento que o governo espanhol destina para a Casa Real é de quase 9 milhões de Euros, enquanto o orçamento que o governo português destina para a Presidência da República é de quase 16 milhões de Euros.

7 comentários:

Lobo disse...

Sempre bom saber do outro lado da história...

Abração Mandrag!

FADINHA disse...

A corrupção na política da república brasileira, fala em relação a qualquer esbanjamento de dinheiro monárquico!
E sem títulos nobres, sem galardões, a "realeza" brasileira governa de forma hipócrita e com despotismo mascarado em democracia... e a ignorância social alastra-se, auxiliando cada vez mais a isto!
Tristeza só, viu... tudo a olho nu!
Bjs, querido.
Bjs em Santiago tb! hehehe..

Glorinha L de Lion disse...

Se aqui no Brasil ainda houvesse um monarca, te garanto meu amigo que a roubalheira iria ser a mesma, pois aqui, se acha que o povo tem cara de palhaço...e o povo, ignorante, prefere sê-lo mesmo do que se inteirar do que acontece pelos meandros do poder.Aqui ninguém sabe, ninguém vê e ninguém ouve nada.
Obrigada pelos votos a meu irmão. Ele sofreu queimaduras nas duas pernas, gravíssimas, mas se recuperou muito bem. Beijos.

Serginho Tavares disse...

Informação nunca é demais. Aprender sempre faz bem. Muito bem!
Beijos meu amor

São disse...

O que mais me choca na monarquia não é tanto os gastos e os escândalos, mas sim a injustiça dos privil´gios de nsacimento.

Um beijo.

Guará Matos disse...

Mas eu prefiro; " Viva a nós!"

Um forte abraço.

____________
O Bar virtual O BLABLABLA NO TELECOTECO mudou de local. Agora ele faz parte de um conglomerado chamado GUARÁ MATOS blablablas e afins/ https://sites.google.com/site/blablablaseafins/ (até eu registrar um domínio próprio, usaremos esse endereço e devemos prestar atenção no HTTPS, que é assim mesmo. Infelizmente não registra para ser seguido). Um site onde todas as expressões artísticas e culturais serão pesquisadas e divulgadas.
São várias páginas com diversos conteúdos e a participação das pessoas vai ser de extrema importância para divulgação de eventos e dos bares da preferência de cada um.
As entrevistas levarão o nome de “Blablablas e afins” e serão realizadas dentro da página que leva o nome do bar.
Como site é diferente de blog criei um formulário de comentário, estilo “fale conosco”. As intervenções dos visitantes serão registradas e mandadas para uma página fora (Google Docs) e eu responderei um a um pelo e-mail que for deixado no momento do depoimento.
Vídeos, fotos, informações, notícias, lista de contato dos amigos e tantas coisas mais poderão ser acessadas por todos.
Procurei fazer algo de qualidade e pensando na interação, na participação dos meus seguidores e também quem eu sigo.
Acho que vai ser muito legal pra todos nós.
Conto com você de verdade e também com seus leitores.
Abraços,
Guará Matos.

MAR E SOL disse...

A diferença é que os politicas governam-nos porque partidos os puseram no poder sem a preocupação da sua formação como pessoas de bem. Não é por acaso que muitos jovens, fartos desta gentalha sem escrúpulos e sem noção do que é trabalhar para enaltecer o espírito de uma nação e de um povo,viram-se para valores que pensávamos estarem ultrapassados como a defesa de monarquias constitucionais.
Abraços