quarta-feira, 2 de junho de 2010

MENOS ESCOLAS

O governo português vai fechar 900 escolas num processo de reorganização do sistema escolar. Penso eu que com o intuito de melhorar o sistema de ensino. Ou será que outros interesses possam estar acima da melhoria do ensino? Eu gostaria de acreditar que não. Mas eu serei sempre o utópico ingénuo!

Dessas 900 escolas, 500 já não abrirão em Setembro, no início do próximo ano lectivo.

O conjunto de todas as escolas a encerrar, segundo a ministra da educação, corresponde a 3,5 por cento das crianças que frequentam o primeiro ciclo. Mas desde quando o ensino pode ser gerido por números, como se de investimentos e lucros brutos se tratasse? As crianças não são gado e a educação é um direito fundamental, logo inegociável.

A intenção é encerrar todo o estabelecimento de ensino que tenha menos de 21 alunos. Defendendo tal medida a ministra diz que muito poucas crianças ficarão na eminência de transferência de estabelecimento de ensino. Nem que fosse só uma criança!

Qualquer sistema de ensino deve ser elaborado com espírito missionário e não por uma gestão empresarial de mercado.

Esta é mais uma acção num processo iniciado em 2005 e que já levou ao encerramento de 2500 escolas em todo o pais. A justificação é a de se encontrarem sem condições e sem recursos para o sucesso escolar. Ok! Se não está bom, então fecha-se. Melhorar para quê?

3 comentários:

Serginho Tavares disse...

que horror!
e eu pensando que no primeiro mundo eles tratassem educação como primazia...
ledo engano!

Anónimo disse...

Será que vão aumentar o número de alunos por sala de aula?
Imagine que influência terá isso na economia do país.Puf! Parece que quem comanda nunca entende do assunto.
Aqui já inventaram há anos o tal de avanço progressivo, que, resumindo, fazia todos os alunos pasarem, independentemente do grau de aprendizado. Ao chegarem á última série lá ficavam até alcançarem o mínimo. Havia alunos que nem haviam sido alfabetizados. Pobres coitados!
Abraço e melhor sorte para as crianças portuguesas.
A propósito, amei essa escola da foto.

Anónimo disse...

Sim, melhorar pra que? Esse número é muito alto, 900... Tomara que essas crianças tenham mesmo possibilidades de frequentar escolas maiores e melhores. Que seja para o bem mesmo! É torcer.