domingo, 21 de agosto de 2011

DE BOAS VONTADES...

Recebi por email um texto que supostamente seria uma carta enviada por Abraham Lincoln ao professor do seu filho. Não me foi possível confirmar a autenticidade da autoria atribuída, mas de modo nenhum isso desvirtua ou enaltece o conteúdo do texto, que por o julgar interessante como mote de reflexão aqui o compartilho convosco.

"Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, para cada vilão há um herói, que para cada egoísta, há também um líder dedicado, ensine-lhe por favor que para cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder, mas também a saber gozar da vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros no céu, as flores no campo, os montes e os vales. Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos. Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram. Ensine-o a ouvir todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando estiver triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram. Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão. Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso. Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens. Eu sei que estou pedindo muito, mas veja o que pode fazer, caro professor."

Se não estiverem com pachorra para ler o texto, podem assistir o vídeo de Midge Ure, "Breathe":

7 comentários:

Unknown disse...

O texto é maravilhoso e a música também. Recomendo a leitura acompanhada da música.
Vocês se arrepiarão!
Bjaum.

Serginho Tavares disse...

Queria ter tido esses ensinamentos antes erraria menos mas ainda dá tempo...
Sempre dá!
Beijos amor e obrigado pelo texto e pelo vídeo

Amo te

Dona Sra. Urtigão disse...

Se aprendessem o ensinado, mas precisam testar primeiro...

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

sim ... sempre há tempo na vida ...

São disse...

Muitooooo interessante, sim


Amigo, boa semana

Anónimo disse...

Um pulo na piscina das palavras certas....Encharquei-me!!!!

Beth/Lilás disse...

Que belo texto! E pode ser mesmo daquele ilustre homem, ele era um sábio, apesar de quando criança ter estudado com muitas dificuldades, mas venceu na vida e formou-se mais tarde em Direito. Um grande homem!
bjs cariocas