sábado, 6 de agosto de 2011

SÁBADO

O dia amanheceu com um sol despudorado, do qual até as nuvens fogem e evitam. Uma brisa ameniza e refresca o que se poderia tornar numa jornada de canícula insuportável. Os príncipes de Geda espreguiçaram-se e deambulavam para cá e para lá, saudando com beleza e alegria mais um Sabbatt. (Ou seria a memória deles?)

O Sábado iniciava-se assim tranquilo e aprazível até. As preces no altar serviam para reforçar essa esperança de paz e doce agrado em estar vivo. Ao sair do Templo os pregões e a agitação colorida das barracas, anunciavam a feira com todos os seus atractivos. Os odores a fruta fresca traziam os campos vizinhos para dentro da cidade e a dança colorida dos panos pendurados nos varais convidavam os sentidos e apelavam às bolsas. Dos tachos nos fogos levantavam-se aromas a iguarias cozinhadas no momento, esperando para serem degustadas com prazer e apetite isento de culpa. Bandos de crianças brincavam despreocupadas nas clareiras de terra batida, sob um ou outro olhar descuidado de pais tranquilos.

Eu logo me dirigi até ao relvado junto ao rio e pegando no meu livrinho e lápis, sentei-me à sombra para vos anotar estas linhas.


Memorium: neste dia, em 1945, os Estados Unidos da América bombardeavam a cidade japonesa de Hiroxima com uma bomba atómica provocando milhares de vítimas mortais. Os responsáveis continuam sem julgamento por esse acto de genocídio.

4 comentários:

São disse...

As ilustrações são bonitas.

Quanto à infâmia das bombas atómicas, no ano transacto um dos pilotos que as lançaram afirmou que o faria de novo!!!

É assim a criatura...

Bom fim de semana.

Serginho Tavares disse...

Um lindo conto, como todos aqueles que escreves, meu amor. Deverias escrever mais!
E que lindas imagens para ilustrá-lo! Escolheste bem.

Sobre a bomba... sim, um fato triste que o mundo lamenta, mas apenas lamenta e os americanos ainda se tornaram heróis!

Beth/Lilás disse...

Que lindas imagens, amigo Man!
Quanto à desgraça que foi este ato que para alguns foi heróico, não podemos deixar esquecer, cair no esquecimento seria compactuar com este ato imoral e medonho.
um grande abraço carioca e bom fim de semana!

Dona Sra. Urtigão disse...

Já segunda quando cheguei ao teu sábado... Boa semana.
A(s) bomba(s) ? E das outras invasões /ocupações ?
JUSTIÇA não em minha geração, certamente. Há que se mudar paradigmas ...O tempo histórico é longo...