quarta-feira, 26 de maio de 2010

MATA ATLÂNTICA


Mata Atlântica é a designação que se dá a um bioma que na América do Sul se desenvolvia ao longo do litoral do Brasil, chegando até ao Paraguai e à Argentina. Hoje restam apenas pequenos núcleos residuais dispersos. É uma das florestas tropicais mais ameaçadas do globo.

A biodiversidade do seu ecossistema é uma das maiores do planeta. Devido à sua extensão geográfica o seu clima é tropical e subtropical.

Tal como na Europa o crescimento da civilização levou à destruição completa das luxuriantes florestas europeias, também o desenvolvimento da nação brasileira alicerçou na depredação dos seus imensos recursos naturais. Nomeadamente da Mata Atlântica cujo declínio podemos verificar no mapa junto.


A Mata Atlântica já era. Agora resta a Floresta Amazónica e o Pantanal.

Mais informação em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mata_Atlântica

3 comentários:

São disse...

Por quanto tempo mais?,,,

Um abraço, Amigo.

Anónimo disse...

A fome imobiliária derrubou quase tudo. Mas muito mais fizeram os agricultores mal orientados ou muito ganaciosos, sem cultura de preservação.Do que resta-aqui em Santa Catarina ainda resta- é uma maravilha de diversidade. Onde moro, apesar de ser uma ilha, há muito verde(as fotos às vezes mostram um pouco no bloguinho)e eu já vi e distingui pelo menos uma dúzia de pássaros diferentes. Infelizmente conheci os diferentes tipos de pássaros ao depená-los, pois meu pai caçava, nos tempos em que ecologia ainda não havia sido inventada, e ao vê-los ao redor de casa aprendi a identificá-los.
Isso está virando um jornal, valha Zeus!
O balneário onde moro, aliás, tem nome de pássaro: Açores. Lembra alguma coisa? ;)
Abraço.

Serginho Tavares disse...

E daqui a pouco nem mais amazônia, pantanal, cerrado...

amo te