sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

PALEONTOLOGIA

A Paleontologia é a Ciência natural que estuda a Vida do passado da Terra e seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico, bem como os processos de integração da informação biológica no registo geológico (do Gr. palaiós, antigo + óntos, ser + lógos, tratado).

O paleontólogo é um cientista com formação superior em Geologia (ou em Biologia, ainda que esta seja menos frequente) que estuda os fósseis para investigar como eram os organismos e os ecossistemas do passado da Terra. O paleontólogo estuda os fósseis, também, para perceber como estes se formaram e como podem ser usados para a datação relativa dos estratos rochosos em que ocorrem.

Paul C Sereno é um paleontólogo norte-americano com várias descobertas importantes de espécies de dinossauros e répteis em vários continentes. O seu mais famoso achado foi o exemplar mais completo do super-crocodilo, no deserto de Ténéré, no Níger. É professor da Universidade de Chicago e explorador residente da National Geographic.

Quem quer ser paleontólogo ou paleontóloga?

(foto da revista online People) (ampliar a foto para ler o texto, ou ler no link)









Nota: clicar nas fotos para ampliar (todas elas são de Paul Sereno e seus achados)

8 comentários:

Unknown disse...

ManDrag

Lindo post e excelentes fotografias.

Abraço.

São disse...

A derradeira foto me fez lembrar a exposição que ambos fomos ver á Faculdade de Ciências em Lisboa.

Saudades.

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

adorei aprender um pouco mais ... ilustrações impecáveis ...

bjux

;-)

Serginho Tavares disse...

As fotos são belíssimas mesmo!
E depois tem quem ache que este trabalho não serve pra nada. Mas mal sabem estes ignorantes que a história não é apenas para estudar o passado e sim, também, aprender com ele para entender o futuro.

Beijos meu amor

Hürrem disse...

Excelente post ManDrag, muito educativo! Ha que se incentivar as coisas boas! Abraços

Anónimo disse...

Num Brasil onde a educação é precária, e grande parte da população é analfabeto funcional, os cursos científicos menos conhecidos, mas não menos importantes, são desvalorizados.

A população comum se acostumou a dar valor ao juiz,advogado e médico,se esquecendo(ou sendo conduzida a esquecer?) que a ciência em todas as suas áreas são essenciais.

O incentivo e chamada de atenção para essas áreas menos procuradas é importante para o desenvolvimento científico brasileiro.

Lobo disse...

Cada vez mais a paleontologia tem se tornado uma ciência multidisciplinar. Não apenas geólogos e biólogos, como químicos, físicos, astrônomos, e outros ramos da ciência tem se unido para desvendar os mistérios do passado.

E quando a paleonto vem acompanhada de um doutor desse, só tenho a agradecer pela multidisciplinaridade ahauahauhu

Um beijo Mandrag!

PSD Design disse...

LEGAL TEU BLOG... TO SEGUINDO.. SEGUE-ME

LUCRE COM SEU BLOG:
www.psdesigner.com.br/entretenimentos

Seu blog é divulgado aqui após cadastrar-se

SIGA-NOS:
www.psddesigner.blogspot.com

OBRIGADO!
Marcos Roberto