quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

VISÃO E CAVACO

"Eu nunca me engano e raramente tenho dúvidas"
Uma afirmação de humildade deste iluminado

"Terão de nascer duas vezes para serem mais sérios do que eu!"
A mais recente afirmação de arrogância de Cavaco Silva

Com a colaboração do meu amigo Vasco Brito e a proximidade das eleições para a Presidência da República Portuguesa, achámos por bem recordar algum passado recente menos simpático deste antipático candidato e das ditas impolutas criaturas de que se rodeia.

A REVISTA VISÃO de 13 de Janeiro traz uma reportagem (também disponível online http://aeiou.visao.pt/a-aldeia-do-cavaquistao-artigo-na-integra=f585847), muito interessante e esclarecedora a quem queira perceber os meandros onde se movem estas criaturas da política e do poder, sobre a Aldeia do Cavaquistão (um loteamento que nasceu e cresceu à sombra de muitas empresas e off-shores, com muitas peripécias novelescas pelo meio). É um chorrilho de artimanhas obscuras. Alguns factos:

“Na aldeia da Coelha, Algarve, Cavaco Silva tem por vizinhos Oliveira e Costa e Fernando Fantasia, para além de Catroga, seu ex-ministro das Finanças e outros correligionários ligados à SLN/BPN."

"Um dos promotores da urbanização (Teófilo Carapeto Dias), velho amigo e colaborador de Cavaco, diz que a propriedade foi adquirida "através duma permuta com um construtor civil".

"Um dos lotes está registado em nome de Maria Yolanda Oliveira Costa, ex-mulher do criador do BPN, Oliveira Costa. (Transmissão feita à mulher depois de ter rebentado o escândalo do BPN)"

"Carapeto Dias, assessor de Cavaco em S. Bento, quando ele era Primeiro Ministro, adquiriu com outros sócios, duas sociedades offshore, com sedes em Gibraltar, que controlaram a empresa promotora da Urbanização da Coelha. Foi este quem fez o convite a Cavaco para ele adquirir um lote."

"O lote comprado por Oliveira e Costa, segundo a investigação judicial ao BPN, terá sido pago com verbas do próprio banco, via Banco Insular de Cabo Verde."

"Desconhece-se o valor por que Cavaco Silva comprou o lote e a casa, a escritura do lote do Presidente da República não se encontra no Registo Predial de Albufeira. A matriz nem consta dos registos da Conservatória do Registo Predial de Albufeira, nem do cartório notarial daquela sede de concelho algarvio. O Presidente da República não se recorda nem da data nem do notário e local onde assinou a escritura. (Que má memoria para quem é tão meticuloso e quer continuar à frente dos destinos da NAÇÃO!)"

"Para áreas semelhantes, há desde casas compradas por 100 mil euros (Teófilo Carapeto Dias e Cardoso Alves, em 1992) até à casa de Eduardo Catroga (que não faz parte do loteamento inicial, mas confina com a de Cavaco) por 750 mil euros, comprada em 2003. Meses antes, Oliveira Costa comprara a sua por menos de metade: 362 500 euros. A discrepância é ainda mais evidente na avaliação patrimonial que as Finanças fazem das propriedades. A de Catroga vale 52.322 euros. A de Oliveira Costa vale 158.690. A de Cavaco Silva está avaliada em 199.469 euros. A de Fernando Fantasia (que não tem piscina) em 307 440 euros." Cavaco declarou-se um "mísero professor". Entre 1995 e 2005 não desempenhou cargos políticos e não entregou declaração no TC.

A imprensa não tem dado qualquer relevo a esta reportagem da Visão. Sintomático!...

Para quem alardeia uma imagem de rigor, credibilidade e transparência, factos destes deixam muito a desejar. "Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és."


6 comentários:

Serginho Tavares disse...

Corrupto tem cara de corrupto em qualquer lugar!
E esse tal Cavaco ainda se acha "O VIRTUOSO"?
Às favas com ele!

Diogo Didier disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk...crises!

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Política e políticos são podres em qualquer lugar do planeta ... #vergonhaalheia ...

;-)

São disse...

meu Amigo, esta criatura aleivosa é um monte de coisa má e muito bem acompanhada por fantasia, Costa, Loureiro, LIma, MOntez...enfim,uma corja bem completa.

Só que a estupidez do povo português está além dos limites da decência, infelizmente!!

Amanhã te escreverei um e-mail. sim.

Beijinhos.

Unknown disse...

ManDrag

E ainda bem que não estás aqui a assistir a esta campanha... Ainda bem. Uma podridão impressionante.

Bem me recordo das intensas polémicas das recentes campanhas brasileiras.

É igual por aqui, com uma diferença: como este cargo é mais honorífico que executivo, o homem de Belém é uma figurinha triste, Fica atento à abstenção. Será alarmante.

Até as sondagens desta semana têm 'gato'.

Abraço.

Leika Horii disse...

Que povo humiiiiiillllde, hein?!
aff aff

abraços