Por vezes olho para a geografia paisagística de uma cidade e tento imaginar como a mesma região teria sido antes da massiva ocupação humana. Tal exercício pode nos ajudar a avaliar o impacto que a presença humana tem na natureza e neste nosso planeta.
A imagem acima refere-se à ilha de Manhattan em Nova Iorque. Pode encontrar mais imagens no site da National Geographic News.
Como já fiz anteriormente, lanço-vos o desafio, convite também, de fazerem o mesmo exercício em relação às cidades onde vivem e que visitarem. Confesso que fiz isso um dia ao atravessar a Baía de Guanabára pela ponte que liga o Rio de Janeiro a Nitéroi e acredito que senti um pouco do deslumbramento que os primeiros navegadores portugueses tiveram ao chegar à mesma baía.
3 comentários:
Quando Duarte Coelho chegou por estas bandas disse: "Oh, linda situação para se construir uma vila!".
Como maravilhados ficaram os portugueses a chegarem aqui e encontrarem tantas belezas que hoje em dia nós brasileiros estamos a destruir!
Beijos
Realmente é um grande exercício.
Legal demais esa "bola" levantada por você.
Abraços.
Agora é a selva de pedras em Manhattan...
Em alguns pontos do Rio de Janeiro, como a Floresta da Tijuca, o exercício fica mais fácil, pois conseguimos ver de perto a riqueza daquela terra.
Pena que cada dia mais e mais espaços verdes são destruídos sem nenhum controle.
O Brasil tá se achando muito por conta da economia que ta crescendo, mas os problemas da nossa Amazonia e Mata Altlantica ainda continuam...
Enviar um comentário