sábado, 10 de julho de 2010

A FALSA QUESTÃO - SOL E FLORESTA

“Quanto custa?” é a falsa questão. Válido é questionar “Pode ser feito?”.

E pode ser feito, sim. É fácil e sem necessitar de muitos recursos.

Um dos problemas ambientais mais graves é a desertificação provocada pelas populações das zonas rurais de menores recursos económicos. Tal é devido à desflorestação levado a cabo por essas populações para terem o combustível (lenha) com que cozinham as suas refeições. A desflorestação degrada os solos que se tornam áridos e inférteis.

Todas as regiões pobres do planeta se situam em áreas de grande exposição solar. Porque não cozinhar alimentos usando o calor do Sol? Existem tecnologias simples que possibilitam a realização fácil desse objectivo.

Há conhecimento que ensina a produzir unidades de produção de calor para cozinhar ou pasteurizar água potável. Podemos encontrar na internet sítios que ensinam a construir em casa fogões e fornos a energia solar, assim como unidades de pasteurização de água. Ex: forno solar simples, fogão tampa fácil, pasteurizador solar simples. Existem vários modelos usando diferentes tecnologias mas atingindo os mesmos objectivos. Outras sugestões aqui.

Os matérias necessários são caixas de cartão, papel de alumínio, folha de plástico, tinta preta (ou cinza de carvão) e cola (que também pode ser improvisada artesanalmente a partir de farinha de trigo). Os materiais e métodos de construção são rudimentares e os resultados espectaculares.

Enviam-se para África e outras regiões pobres do planeta, armas e munições. Porque não ir lá ensinar essas populações os modos mais convenientes de proverem à sua subsistência? Ajudando-os a saírem da pobreza e a protegerem o seu meio ambiente? Afinal, ajudando-nos a proteger-nos todos.

6 comentários:

São disse...

Fazes bem, muito bem, em abordar aqui este tema, mon cher ami.

Bisous.

Serginho Tavares disse...

Um post muito útil infelizmente as grandes empresas nunca deixarão que estas utilidades cheguem até nós e como a sociedade é consumista...
Ou o mundo aprende a viver melhor ou acaba de vez!

Beijos meu amor

Anónimo disse...

Mandrag, que legal! Olha como o tópico energia solar ainda tem mt que ser explorado. Não conhecia essa do forno solar. É uma grande idéia!

Lobo disse...

Mas essas pessoas que vivem essas realidades tem acesso a essa informação? Será que não seria o caso de levar um pouco disso até elas?

Abraços!

Hürrem disse...

Nossa Mandrag, não sabia dessa tecnologia do forno solar!! Excelente post!!! Vc tem toda a razão, essas ONGs e outras entidades deveriam pessoas para esses lugares a fim de ensinar ao povo a utilização dos recursos naturais!! Um abraço

Anónimo disse...

Aos poucos essas alternativas estão se espalhando, felizmente.
Boa semana.