quinta-feira, 29 de julho de 2010

TOURADA E TRADIÇÃO

Desde o terceiro milénio a.c. que se tem conhecimento (por registo artístico) de actividades rituais ou espectaculares de confronto entre humanos e touros. Nalgumas culturas espectáculos desses passaram a tradição e entraram dentro dos hábitos culturais de alguns povos. As touradas são por norma associadas às tradições culturais dos povos da Península Ibérica e dão sempre motivo para acalorados debates sobre a legalidade moral das mesmas.

O Parlamento Catalão aprovou a proibição das touradas na Catalunha.

A votação do diploma gerou, como seria de prever, uma onda de manifestações por toda a Espanha, uns contra e outros a favor. Os argumentos de identidade cultural ameaçada por investidas contra as tradições são sempre os mais invocados. Contudo neste cenário também surgem acusações de ser apenas uma medida politica de afirmação independentista catalã, rejeitando aquilo que é considerado ser a marca de identidade espanhola.

Identidade cultural e tradição são decerto factores de coesão e de afirmação dum povo, mas não têm de ser empecilho ao seu desenvolvimento humano. Evoluir é crescer no aperfeiçoamento da consciência. Evoluir é o que vai além da estagnação de hábitos e costumes. Evoluir é o desígnio maior das criaturas deste nosso universo.

4 comentários:

São disse...

Pois eu aplaudo a decisão, sensata e corajosa, da Catalunha!

Roubei-te a ilustração, bem linda por sinal.

Passa lá por casa para te assombrares com os desvarios que por cá vão aparecendo!!

Um abraço grannde a vós.

Serginho Tavares disse...

As touradas são um verdadeiro absurdo que há muito já deveriam ter acabado!
Parabéns a Catalunha!

K. disse...

finalmente decidiram que evoluir é necessário...
confesso que sempre achei fantástico quando o toureiro levava a pior... pena que o público sempre escapava ileso... sem público, elas teriam sumido há tempos.

Anónimo disse...

Como a São, tb aplaudo de pé a decisão. Não tem nem mais o que acrescentar às suas palavras, vc disse turdo quando tocou no assunto evolução.