quinta-feira, 22 de julho de 2010

UM MUNDO, UM MAR


Hoje venho de novo pedir-vos um exercício de observação e reflexão.
A imagem é de um mapa onde é possível ver o modo como as corrente oceânicas percorrem todo o globo e de que maneira elas ajudam a estabilizar o clima assim como facilitaram a navegação intercontinental ao longo dos tempos.
Neste mapa conseguimos perceber de que modo o actual vazamento de petróleo no Golfo do México é uma ameaça para todo o planeta.

Para os menos entendidos em inglês deixo uma legenda traduzida:
sea-to-air heat transfer - permuta de calor entre o mar e o ar
Gulf Stream - Corrente do Golfo
Warm shallow current - corrente quente de pouca profundidade
Cold and salty deep current - corrente profunda fria e salgada

6 comentários:

Serginho Tavares disse...

E desta maneira o mundo inteiro estará poluído graças a ineficácia da BP e dos americanos.

Beijos

São disse...

Estamos desgraçados( ainda mais).

Um abraço enorme.

Recbeste a resposta?

Hürrem disse...

Mandrag, queria te agradecer aqui pelo lindo comentário que fizeste no meu blog a respeito da despedida do meu mais fiel amigo. Vc me ajudou muito com suas palavras amigas e consoladoras. Muito obrigada de coração. Um abraço, Aline

Anónimo disse...

Andei trabalhando mt,amigo! Vim aqui rapidinho pra dizer que à noite vou ler todos os seus posts que ainda não li com mais tempo e atenção.Até breve!

Anónimo disse...

Sim Mandrag, é uma tristeza ver a foto daqueles pássaros cheios de óleo no corpo e muitos mortos...Dá vontade de gritar só de pensar que isso pode agravar muito mais.

MAR E SOL disse...

Pois é bem verdade que muita gente ainda não se apercebeu ou não quer reconhecer que tudo está interligado. O grande oceano marítimo e "grande oceano aéreo" são por assim dizer telecinéticos ou seja o que ocorre numa parte do planeta pode, ao mesmo tempo, ter repercussões a nível global.Existem raças diferentes, culturas, economias e politicas diversas mas no fundo somos um "órgão" a pulsar no universo onde algures uma foi dada a ordem cerebral que permitiu a geração da vida no nosso planeta.Obrigada pelas informações explicitas.