sexta-feira, 17 de setembro de 2010

FUNDOS PRETOS

Fotos, ou outras imagens, vistas sobre um fundo preto ganham mais vivacidade nas cores e expressão.


Recuperando um texto meu de dois anos (Fundos Pretos), venho explicar porque uso fundos pretos nos meus blogs.

A minha opção pelo preto deve-se, entre outras razões, a uma questão de bem-estar universal e pessoal.

O preto como fundo no painel de trabalho do computador é a cor que menos energia consome (não nos esqueçamos de que os computadores consomem energia eléctrica no seu funcionamento). Se todos optássemos pelo uso de fundos pretos creio que isso reflectir-se-ia numa melhor gestão dos consumos energéticos, acabando por se tornar num benefício geral.

Pessoalmente prefiro os fundos pretos para proteger a minha vista; eles emitem muito menos radiações que os fundos claros e brancos (daí o menor consumo de energia). É sabido que longas horas frente a um monitor cansa a vista, com graves consequências a longo prazo. A utilização de fundos negros e mesmo pretos minimiza esse esforço.

O uso de fundos brancos prende-se com o hábito de séculos da utilização do papel branco. O mundo virtual não precisa do papel como suporte de trabalho. Uma consciência ambiental avalia todas as situações em busca do modo de funcionamento mais conveniente e com menos impacto de dano.

Preconceitos aparte a utilização de fundos pretos na informática é uma medida saudável e ecológica.

Podem fazer uma experiência simples para comprovar as diferenças e efeitos. Abram uma janela com um texto escrito num fundo preto (pode ser mesmo esta que estão lendo agora) e em simultâneo abram outra com um texto em fundo branco e depois alternem a leitura entre uma e outra. Se o fizerem num ambiente pouco iluminado perceberão melhor o clarão que fere os olhos quando passam para o fundo branco.

5 comentários:

São disse...

Eu prefiro o negro por uma questão de gosto.

Não penso ir a Cerveira,pois vou em grupo e vamos para os lados de Soajo e Gerez.

Um abraço grande.

Serginho Tavares disse...

Uma prova que as empresas especializadas em sites não estão nem ai para o consumidor já que tudo que fazem é em fundo branco!

Beijos meu amor

Unknown disse...

Tens toda a razão, pois os nossos olhos sofrem com a exposição a fortes luminosidades! O negro é mais sereno e saudável!
Abraços!

Lobo disse...

Eu acho que é justamente o contrário. O preto com letras claras doem mais a minha vista. Aprendi também em didática que essa configuração deve ser evitada, porque as pessoas com algum desvio visual tem dificuldade tremenda pra enxergar letras claras em fundos escuros...

Beth/Lilás disse...

Mandrag,
Sinceramente acho lindos os blogs como o seu, com fundo preto, mas para mim que uso óculos, deixa-me mais cansada se ficar por muito tempo a ler. Se não tivesse este problema, com certeza também procuraria o fundo preto que é mesmo mais bonito.
abs carioca