Hypatia de Alexandria foi uma brilhante mente do conhecimento humano. Ela estudou astronomia, religião, poesia, artes, oratória e retórica, tendo-se destacado nas áreas da matemática e filosofia.
Com 30 anos já era directora da Academia de Alexandria, o maior pólo de conhecimento na época. Além de ter deixado relevantes escritos sobre estudos em diferentes áreas como matemática, filosofia e astronomia, também criou o densímetro, ainda hoje utilizado para determinar a densidade dos líquidos.
Foi uma acérrima lutadora pelo livre pensamento, contra a intolerância do fanatismo dogmático do ascendente cristianismo. Fanatismo esse que levou ao horroroso assassinato da sábia assim como à destruição da Biblioteca de Alexandria.
Sócrates Escolástico de Constantinopla, um historiador grego cristão, relatou assim o assassinato de Hypatia, por parte duma multidão de cristãos fanáticos:
“Instigados e liderados por um leitor de nome Pedro, a turba interceptou Hypatia a caminho de casa, arrastaram-na para a igreja denominada Caesareum onde a despiram e arrancaram-lhe a pele com cacos de cerâmica e de conchas. Depois de terem desmembrado o seu corpo, levaram os membros mutilados para um local chamado Cinaron e queimaram-nos.”
Foi o fim do livre helenismo racionalista e o início do obscurantismo dogmático cristão, que ainda hoje prevalece no nosso pensamento e costumes.
Nota: Em 2009 estreou um filme sobre a sua luta e martírio, com o título de “Agora”. (Fazendo duplo click sobre a imagem do trailer poderão visualizá-lo no site do Youtube, onde assistirão com imagem completa)
4 comentários:
O cristianismo fundado por Paulo só fez vítimas.
Todos nós!
Beijos
Vi o filme, onde lamentavelmente o realizador (talvez por ser espanhol)não mostrou a crudelissima morte que os fanáticos cristãos deram a Hypatia, por ser mulher e sábia.
Claro que os assassinos foram santificados tal com o nazi Josemaria Escrivá o foi por essa criaturinha chamada João Paulo II
Bem hajas!
Eu não conhecia a Hypatia. Vai valer muito assistir ao filme. Obrigada ManDrag pelos excelentes posts e emails que tenho recebido, tenho aprendido muito.
Eu tambem não conhecia sua história. Obrigada ManDrag! Estou sempre aprendendo coisas novas por aqui, assim como disse nossa amiga Mari.Abraços e boa semana
Enviar um comentário