sexta-feira, 13 de agosto de 2010

13

Não me questionem! Não me perguntem porquê. Eu não sei. Talvez...

D. Dinis foi um dos reis mais cultos e inteligentes da história de Portugal. E houve vários com essas mesmas qualidades. Reis e rainhas que se destacaram e deixaram marca pela sua relevância intelectual e erudição.

Mas não é de D. Dinis que venho falar. Nem venho falar do Castelo de Tomar, nem de D. Afonso Henriques e Gualdim Pais, seus fundadores e construtores. Nem venho falar da Ordem do Templo ou dos templários, ou Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão de seu nome completo (que tinham por insígnia uma imagem de dois cavaleiros montando um mesmo cavalo).

O excelente texto da São, de título “Sexta-feira, 13”, moveu-me. A pertinência da chamada de atenção sobre um dos episódios mais dramáticos da História europeia, que de sobremaneira influenciou os destinos da civilização que então se edificava e da qual hoje todos partilhamos. O apelo a uma memória que ainda hoje perdura. A dor causada pela saudade dum ideal traído na maior infâmia.

Eu tinha de divulgá-lo.

8 comentários:

Anónimo disse...

Vou ler agora mesmo! Até amigo!

São disse...

Obrigada pela divulgação, meu querido.
Roubo por roubo, levo a gravura doa cavaleiros no mesmo cavalo e, mais tarde, falarei também sobre o seu significado esotérico.

Saudades, muitas e grandes.

Anónimo disse...

Aceito o convite, que a visita já estava programada.
Abraço.

Serginho Tavares disse...

Textos assim precisam mesmo ser divulgados.
Beijos amor!

Guará Matos disse...

E fez bemn, creia.
Abraços.

Lobo disse...

Ah, eu gosto das sextas 13. Sempre me trazem coisas boas XD.

Abraços!

Hürrem disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hürrem disse...

ManDrag o tema dos Templários sempre foi um dos meus favoritos para estudar, aliás eu sempre sonhei em fazer uma tese sobre o tema, mas a vida me levou para outros caminhos e esse projeto ficou para trás....gostei do texto do blog que indicastes, acho que se o autor do blog se aprofundar mais sobre o assunto nos próximos posts será bem interessante mesmo, pois o tema é vasto e cheio de detalhes importantes, e só para que vcs saibam, a Ordem dos Templários ainda existe até hoje mas não da mesma forma como no passado,se alguem tiver interesse procure ler o livro " O rito maçônico templário" do Príncipe Askelépius D Sparta, publicado pela editora Madras. Um grande abraço amigo ManDrag!!